O Capacitar 2017 oferecerá três disciplinas:
 
 
Plantio de Igrejas
 
Ementa: Esta disciplina apresentará os fundamentos bíblicos e teológicos sobre o tema, estudará o histórico metodológico utilizado na plantação, revitalização, crescimento e multiplicação de igrejas e se aprofundará na reflexão sobre as estratégias paulinas e sua aplicabilidade em nossos dias, com foco nos ambientes interculturais. Haverá destaque no método 'Vitalis', uma ferramenta de diagnóstico da vitalidade da igreja local visando ações de revitalização.

 

Antropologia Cultural

 
Ementa: Esta disciplina visa introduzir o participante nas principais teorias antropológicas, sobretudo a etnografia, etnologia e fenomenologia da religião, concentrando-se na apresentação do método de análise sociocultural chamado ‘Antropos’ e no método de análise urbana chamado 'Urbanus', ambos com aplicabilidade missionária. 
 
Introdução à Linguística e Aquisição de Línguas
 

Ementa: Esta disciplina visa introduzir o participante na linguística, com foco na fonética, fonologia e aquisição de línguas, apresentando os elementos principais da lingüística e uma breve apresentação do seu uso para a tradução bíblica, educação intercultural e aquisição de uma nova língua.

 

Apoio pastoral e terapêutico

Além dos cursos, o Capacitar oferece acompanhamento pastoral e terapêutico para os participantes ao longo do treinamento. Esse acompanhamento é feito por uma equipe especializada, de maneira informal e também por agendamento. O intuito é servir aos participantes do Capacitar em suas áreas de necessidade, pela graça de Deus.